A Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM) vai realizar até quatro concertos por ano no âmbito da programação de jazz da Casa da Música (CdM) até ao final de 2010

O concerto do sábado passado, que reuniu a OJM e a Brussels Jazz Orchestra, tendo como solista convidado saxofonista norte-americano Chris Cheek, já estava englobado neste acordo. O segundo concerto no âmbito deste protocolo realiza-se a 19 de Julho reunindo a OJM com a Orquestra Nacional do Porto, formação residente na CdM, enquanto o terceiro evento realizar-se-á a 21 de Setembro de 2008, quando a OJM se apresentará com o guitarrista norte-americano Kurt Rosenwinkel.
No âmbito deste protocolo, cabe à OJM apresentar até Setembro de cada ano suas propostas para os eventos do ano seguinte, os quais deverão merecer o acordo da CdM, que fornecerá os espaços para ensaio, a sala para a apresentação, meios técnicos e a criação de imagem para cada um dos espectáculos.
O director artístico da Casa da Música, Pedro Burmester, disse à Lusa que a assinatura deste protocolo se enquadra “na estratégia definida pela instituição de apoiar agrupamentos musicais portugueses que revelem qualidade e capacidade de crescimento”. Pedro Burmester frisou que a CdM tem uma parceria semelhante com a Banda Sinfónica Portuguesa. “Estas parcerias permitem aos grupos lançar-se em trabalhos mais ambiciosos e, ao mesmo tempo, actuam como uma chancela relativamente à qualidade do seu trabalho, em termos públicos, além de dotar estas formações de um local de ensaio com condições óptimas”, afirmou.
O director artístico da OJM, Pedro Guedes considerou, em declarações à Lusa, que “esta associação à Casa da Música é muito importante, não só porque nos dá um local de ensaio com condições excelentes, mas também porque nos obriga a visitar repertórios muito diferentes, desde o clássico ao contemporâneo”. A OJM tem sido, sobretudo, uma orquestra de autor, tendo o seu trabalho centrado sobretudo na execução de obras dos seus dois directores, Pedro Guedes e Carlos Azevedo, pelo que esta associação vai abrir muito a o repertório da formação. “É muito importante para a OJM alargar a sua rede de parcerias, sendo esta associação à Casa da Música um apoio muito importante para a formação, que se vem somar ao da Câmara Municipal de Matosinhos, que continua a ser o nosso principal patrocinador”, sublinhou Pedro Guedes.
Fonte: Agência Lusa
0 Respostas to “OJM associa-se à Casa da Música até 2010”