Seia Jazz & Blues 2009

A natural evolução de um festival deve-se à resposta que o mesmo incute no seu público, ou seja, na sociedade onde o mesmo é inserido. O sucesso do Seia Jazz & Blues não foge à regra e o seu crescimento tem sido, de tal forma notório, que nos últimos concertos temos assistido a salas completamente esgotadas. A qualidade dos concertos apresentados têm atraído, não só cidadãos de Seia, como de outras cidades vizinhas, criando assim uma nova vertente de público.

cartaz-jazz-2009-leve

Ao trazermos a Seia, o saxofonista Bob Sands e a sua Big Band estamos a contribuir para valorizar cada vez mais o festival. A cantora Ana Paula Oliveira é uma das principais vozes do jazz nacional, com um reconhecimento alargado a outros campos musicais, onde inclusivamente é professora (Operação Triunfo e HCP). Os Blues conseguem atrair um público ainda mais jovem, atendendo à sua forte componente de comunicação. Sherman Robertson um dos expoentes do estilo Zydeco apresenta-se pela primeira vez em Portugal, oferecendo um espectáculo de grande energia e magnetismo. Budda é actualmente o melhor guitarrista de blues português e à frente do seu trio, consegue transportar-nos numa electrização a fazer recordar o “power” trio de Hendrix.

Para além destes 4 concertos estão ainda previstos dois workshop’s, jam sessions para animar as noites de Seia, uma pequena feira de livro e disco Jazz e sessões de divulgação do Jazz junto das escolas. Ingredientes suficientes para os amantes do Jazz e do Blues se encontrarem em Seia e usufruírem da oferta. (texto da organização)

Programação:

dia 27 de Fevereiro – Budda “Power”
Início 21:45h

Blues, R&B, Funk e Soul. Alma… Isso muita alma!!! É a melhor palavra para descrever aquilo que o público pode esperar deste power trio sediado em Braga. Assim, estarão em concerto Budda (guitarra e voz) guitarrista dos extintos big fat mamma que actualmente ocupa o mesmo lugar no Mundo Cão e no Monstro Mau; Nico (Bateria) baterista do Monstro Mau; Tó Barbot (baixo e coros), baixista dos extintos Feed, ocupando o mesmo lugar no Monstro Mau e nos actuais EZ Special.

À imagem de Band of Gypsys (a banda negra de Jimi Hendrix), este trio oferece-nos uma descarga energética brutal, jogando muitas vezes sem rede, à mercê dos caprichos da improvisação a três partes.

MySpace

dia 28 de Fevereiro – Sherman Robertson
Início 21:45h

Considerado um dos mais novos expoentes do zydeco, hard-swinging Texas electric blues, R&B e Louisiana Blues. A sua actuação no Pioner Valley Blues Festival valeram-lhe grandes críticas, inclusivamente do presidente da Alligator Bruce Iglauer. Nasceu em Beaux Bridge no Louisiana e desde muito cedo foi membro do grupo Connie’s Combo, do seu professor Conrad Johnson. Shernan Robertson and the Crosstown Blues Band gravaram gois discos para a editora Lunar II. Nos anos 70 Sherman tocou com o expoente máximo do zydeco, Clifton Chenier.

dia 6 de Março – Paula Oliveira
Início 21:45h

Desde sempre esteve ligada à actividade artística, actuando pela primeira vez aos 4 anos de idade no antigo teatro avenida em Coimbra. Inicia os seus estudos musicais no conservatório desta cidade, terminando o curso de canto clássico no conservatório Nacional de Lisboa. Durante este tempo amplia a sua experiência participando em Seminários de Música Clássica e Jazz, desenrolando uma série de concertos com o seu trio composto por músicos locais por toda a Cataluña.
Em 1998 grava o seu primeiro Cd com os Músicos Paulinho Braga (bateria), David Fink (contrabaixo) e Clif Korman (piano), integrado num ciclo de música brasileira Organizado pela Fundação Caluste Gulbenkian. Todos os anos vai a Nova York e realiza concerto em clubes de Jazz. Em Portugal tem o seu grupo formado com os músicos; Carlos Carli (bateria), Rodrigo Gonçalves (piano) e Bernardo Moreira (contrabaixo), com o qual realiza vários concertos nas sala de espectáculos mais prestigiantes do país. Actua em Festivais de Jazz em Portugal e fora do País. Participa em vários programas de televisão, tendo sido professora de voz e estilo no popular programa televisivo “Operação Triunfo”. Acaba de gravar o CD Quase Então em duo com o conceituado pianista português João Paulo Esteves da Silva.

dia 7 de Março – Bob Sands Big Band
Início 21:45h

Bob Sands, nasceu em Manhattan, 1966 estudou piano desde os 5 anos de idade. Aos 9 anos, começou a estudar saxofone. Obteve o “Bachelor of Music Degree” em saxofone clássico na Eastman School of Music (University of Rochester) en 1988. Obteve o “Master of Music Degree” (Música de Jazz) pela Manhattan School of Music en 1991. Em 1987 e 1988, recebe o prémio “Honorable Mention” da revista DownBeat. Em 1992 muda-se para Madrid, onde vive actualmente. Tocou com: Lionel Hampton, The Glenn Miller Orchestra, Dizzy Gillespie, Paquito D’Rivera, Gerry Mulligan, Mel Lewis, Gary Smulyan, Clark Terry, Mark Murphy, Dee Dee Bridgewater, Ron McClure, George Mraz, Kurt Weiss and J.J. Johnson, entre outros. Desde que se mudou para Espanha actuou com: Perico Sambeat, Jorge Pardo, Chano Domínguez, Pedro Iturralde, Albert Bover, Iñak Salvador,Horacio Icasto, Javier Colina, Mario Rossy, Jorge Rossy, Bernardo Sasseti, Guillermo McGuill, Chris Kase, Mikel Andueza, Yayo Morales.
En 1998 gravou o seu primeiro disco como líder em Espanha para a editora Fresh Sound New Talent, onde participaram: Albert Bover, Carlos Barretto, Philipe Soiratt, Perico Sambeat e Kurt Weiss. Actualmente, trabalha como líder de vários projectos, É professor na “Musikene” em San Sebastian. Os seus projectos de momento incluem o seu trio, quarteto e “The Bob Sands Big Band”. Como músico trabalha ainda com alguns músicos pop como: Joaquin Sabina, Miquel Ríos, Marta Sanchez, Lolita, Antonio Flores, Martirio, Victor Manuel, Ana Belén, Joan Manuel Serrat entre muitos outros. Bob Sands Big Band é uma das bandas mais importantes do panorama jazzístico de Espanha.

Site Oficial

Workshops:

Dia 28 Fev (11h00) – Blues com Budda (Centro Musical de Seia)

Dia 07Mar (11h00) – Voz com Paula Oliveira (Conservatório de Música de Seia)

Feira do Disco e do Livro (Foyer do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia)

“O Jazz vai à Escola”

Fonte: Seia Jazz & Blues Blog

7 Responses to “Seia Jazz & Blues 2009”


  1. 1 Rodrigo maia 31 Janeiro 2009 às 17:34

    gostaria de saber sobre o eventos de 2009 ligado a blues !!!
    fazer parte da atração do evento .
    Grato: Rodrigo maia (produtor maneger) do Marcel ziul MZTrio
    contatos para show : (19)8203-0998

  2. 2 Paços da Cultura 13 Fevereiro 2010 às 00:04

    Quinta-feira | 25 Fevereiro | 21h45 | Auditório dos Paços da Cultura de S. João da Madeira

    Roland Tchakounté
    African Blues [França]

    Roland Tchakounté é a prova viva de que o Blues não conhece fronteiras. Nascido nos Camarões, longe dos campos de algodão que refinou o estilo dos seus ancestrais, ele começou a aprender música com percussão e guitarra. Em seguida, aprendeu piano e harmónica de Blues. Roland Tchakounté conseguiu criar uma síntese perfeita entre as suas raízes africanas e o Blues, interpretando com singularidade um repertório de grande qualidade.
    “Waka”, lançado em Fevereiro de 2008, é o seu novo álbum, que ficou marcado por um concerto (esgotado) no New Morning, em Paris. Tchakounté não esconde sua admiração por artistas tais como a Sun House, Robert Johnson, Edmore James, Muddy Waters, John Lee Hooker, mas Ali Farka Touré é o seu verdadeiro mestre.

  3. 3 Muhammad 24 Junho 2013 às 04:21

    Hello! I just would like to give you a big thumbs up for the
    great information you’ve got here on this post. I will be coming back to your site for more soon.

  4. 4 Ron 20 Novembro 2013 às 10:25

    What’s up to all, how is everything, I think every
    one is getting more from this site, and your views are good
    for new viewers.

  5. 5 Annett 21 Novembro 2013 às 10:58

    I likee the helpful info you supply on your articles. I’ll bookmark your
    weblog and take a look at once more here frequently. I’m relatively certain I’ll learn
    lots of new stuff proper right here! Good luck for the next!

  6. 6 Ngan 13 Dezembro 2013 às 10:45

    What’s uр, after reaԁing this аmazing article i am аs well
    delighted tο shaгe my know-hоw here with mates.

  7. 7 http://dietafacilblog.tumblr.com/ 28 Dezembro 2013 às 05:09

    Heyа i am ffor the first time here. I found this boad and I fund It really
    useful & it helρed mee outt much. I hope to give something back
    and help others like you helped me.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Translate to English

Agenda

de 5 a 14 de Março - BragaJazz 2009 +info
27 e 28 de Fev | 6 e 7 de Mar - Seia Jazz & Blues 2009 +info
11 de Março - Wayne Shorter Quartet @ Casa da Música
14 de Março - Jeffery Davis @ Casa da Música


Para mais informações sobre os Clubes de Jazz acima mencionados, confiram o post sobre Clubes de Jazz em Portugal

Sugestões ou Críticas

Qualquer dica ou sugestão que tenham, assim como críticas ao blog, por favor enviem-me um E-mail para Enviar Mail

a

Calendário

Janeiro 2009
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Quem me visita

Estatísticas

  • 208,921 Visitas

%d bloggers like this: