Jamie Cullum nasceu no dia 20 de Agosto de 1979 no condado de Essex, na Inglaterra. A sua mãe era secretária e seu pai trabalhava nas finanças.

Jamie sempre foi obcecado por múscia desde muito jovem: Rock, Hip-hop, Acid Jazz, Blues, entre outros. Descobriu o Jazz muito cedo devido a grandes referências como Miles Davis ou Herbie Hancock, mas também demonstrava interesse em grupos como Steely Dan. Jamie aprendeu a tocar piano sozinho e enquanto estudava na Universidade começou a trabalhar como pianista e cantor, actuando em qualquer sítio onde pudesse, desde cruzeiros a casamentos, bares,etc.

Em 1999 lançou o seu primeiro album junto com uns amigos, Heard It All Before. Foram feitas apenas 500 cópias e vale cada uma 900€ no eBay. Depois de tirar o curso, lançou o Álbum, Pointless Nostalgic, onde a maior parte das músicas são covers de outros músicos bem conhecidos, entre eles estão, George Gershwin e Thelonious Monk.

Em 2003, Jamie assina um contracto de 3 Álbuns com a produtora Universal após vitória sobre a Sony Music Entertainment. Isto foi em Abril de 2003 e em Outubro do mesmo ano lança o seu terceiro Álbum, TwentySomething, que foi Platina e viria a ser o nº1 nas tabelas do Reino Unido. O Álbum contém vários originais escritos por Jamie, por exemplo, All At Sea, TwentySomething, e Next Year, Baby, assim como, covers bastante interessantes, por exemplo, High And Dry dos Radiohead, Lover, You Should’ve Come Over de Jeff Buckley ou mesmo uma música de um estilo um pouco diferente, Frontin de Pharrell Williams.

Embora um músico principalmente baseado no Jazz, Jamie Cullum é considerado um crossover de estilos, ou seja, é como uma mistura de estilos baseado num só. Por exemplo, o seu primeiro Álbum é bastante Jazz enquanto que o segundo já contém um pouco da cultura Pop. Jamie diz que o seu irmão, Ben Cullum, é a sua maior influência musical e chega a dizer que não faria música se não fosse o seu irmão.

    A 26 de Setembro de 2005 lança o seu quarto Álbum, Catching Tales, mais uma vez, este Álbum possui vários originais como, Photograph, London Skies, Mind Trick, My Yard, etc, assim como algumas covers. Jamie está agora a fazer uma tournée deste Álbum e vai passar em Portugal, pelo Coliseu dos Recreios, Lisboa, no dia 9 de Novembro.

    Jamie Cullum ganhou vários prémios e entre eles estão, no festival de jazz British Jazz Awards 2003 ganhou o prémio de Rising Star (estrela em ascenção), nos 2005 Brit Awards foi nomeado para melhor músico e melhor actuação e no BBC Jazz Awards viria a ganhar em 2005 o prémio de Artista do Ano.

    Fonte: Jamie Cullum | Wikipedia
    Links Interessantes: Jamie Cullum Official Site | Jamie Cullum MTV | Jamie Live

    Deixo-vos agora uma opinião pessoal acerca do Jamie pois tive a honra de assistir ao seu concerto no Cool Jazz Fest 2005 em Cascais: sou sincero, não costumo ir a muitos concertos mas tenho a certeza que melhor concerto que aquele não deve haver. Ele toca piano, ele faz malabarismo, ele usa o piano como tambor, ele corre, salta, manda piadas, canta músicas que não são dos álbuns dele. Basicamente, ele gosta daquilo e faz com que os outros também gostem. Eu adorei o concerto e nunca me hei-de esquecer do dia 27 de Julho de 2005. Aqui vos deixo uma notícia sobre um concerto que ele deu algures mas, a autora sente o mesmo que eu, uma alegira enorme de ter assistido ao concerto.

    Página Inicial
    Músicos

    Anúncios

    3 Responses to “Jamie Cullum”


    1. 1 milene 01 Setembro 2008 às 15:34

      Estou trabalhando em um evento q em um dos espaços toca seu DVD, estou fascinada pela música de Jamie…. bjussss!!!!
      Estou louca para assistir um show aqui no Brasil…

    2. 2 snatok 23 Agosto 2014 às 00:59

      Estupendo amigo, quiero mas de esto.
      Esto es lo que me encanta, es algo simple.


    1. 1 Resenhas de Músicas » Blog Archive » Jamie Cullum Trackback em 15 Abril 2008 às 21:32

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s




    Translate to English

    Agenda

    de 5 a 14 de Março - BragaJazz 2009 +info
    27 e 28 de Fev | 6 e 7 de Mar - Seia Jazz & Blues 2009 +info
    11 de Março - Wayne Shorter Quartet @ Casa da Música
    14 de Março - Jeffery Davis @ Casa da Música


    Para mais informações sobre os Clubes de Jazz acima mencionados, confiram o post sobre Clubes de Jazz em Portugal

    Sugestões ou Críticas

    Qualquer dica ou sugestão que tenham, assim como críticas ao blog, por favor enviem-me um E-mail para Enviar Mail

    Entradas Mais Populares

    a

    Calendário

    Outubro 2017
    S T Q Q S S D
    « Abr    
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  

    Quem me visita

    Estatísticas

    • 210,071 Visitas

    %d bloggers like this: