Courtney Pine encerra Jazz`n`Gaia 2008

O saxofonista britânico Courtney Pine vai encerrar o Jazzn`n`Gaia 2008, em substituição da vocalista norte-americana Cassandra Wilson, ausente por motivos de força maior, anunciou hoje a organização do festival.

Do cartaz do Jazz` n` Gaia – Festival Internacional de Jazz de Gaia, que se realiza a 27, 28 e 29 de Março no Auditório Municipal, fazem parte o Mário Laginha Trio, os Fado em Si Bemol, o Sexteto de Ivan Lins e o Sexteto de Michael Lauren.

Nascido em 1964, em Londres, Courtney Pine é uma personalidade musical enigmática que regularmente recebe os maiores elogios e os piores ataques da crítica musical, pelas constantes mudanças de orientação que tem imprimido ao seu percurso. O músico londrino já incluiu na sua música os mais variados subgéneros musicais, desde elementos de diversas tradições musicais até à pop, reggae, electrónica, funk e soul, que combinou com o jazz. Já tocou com gente variadíssima, desde a estrela do reggae General Saint, até Clint Eastwood (o actor, que é também pianista e apaixonado pelo jazz) e foi também membro da orquestra de jazz de Charlie Watts (o baterista dos Rolling Stones) e dos Jazz Messengers de Art Blakey, uma das melhores bandas de jazz de sempre. A mudança é uma constante da carreira de Courtney Pine, pelo que os seus concertos são também sempre uma surpresa, o que não deixará de suceder a 29 de Março, no Auditório de Gaia.

O concerto de abertura está a cargo do Mário Laginha Trio, formado pelo virtuoso pianista, o contrabaixista Bernardo Moreira e Alexandre Frazão, na bateria, três músicos da primeira linha do jazz nacional.

No dia seguinte, apresentam-se em Gaia os Fado em Si Bemol, projecto de origem portuense que funde diversos estilos musicais numa “embalagem” jazzística. A banda integra Pedro Matos (voz), Miguel Silva (guitarra portuguesa), Paulo Gonçalves (guitarra), Pedro Silva (contrabaixo) e Juca (percussão).

Logo a seguir, é a vez Ivan Lins, um nome grande da música brasileira, cujas composições foram tocadas e cantadas por estrelas como Quincy Jones, George Benson, Sarah Vaughan ou Ella Fitzgerald. A poucos meses de celebrar 65 anos de idade e com uma carreira de cerca de quatro décadas e meia, Ivan Lins apresenta-se em Gaia com o seu Sexteto.

A última noite do evento contará igualmente com dois concertos, o primeiro deles protagonizado pelo Sexteto do baterista norte-americano Michael Lauren. Nome respeitado a nível internacional do ensino da bateria e membro fundador de uma das escolas mais prestigiadas da especialidade, a Drummers Collective, de Nova Iorque, Michael Lauren reside actualmente no Porto, onde é professor do curso de jazz da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE – Porto).

Fonte: RTP Notícias

0 Responses to “Courtney Pine encerra Jazz`n`Gaia 2008”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Translate to English

Agenda

de 5 a 14 de Março - BragaJazz 2009 +info
27 e 28 de Fev | 6 e 7 de Mar - Seia Jazz & Blues 2009 +info
11 de Março - Wayne Shorter Quartet @ Casa da Música
14 de Março - Jeffery Davis @ Casa da Música


Para mais informações sobre os Clubes de Jazz acima mencionados, confiram o post sobre Clubes de Jazz em Portugal

Sugestões ou Críticas

Qualquer dica ou sugestão que tenham, assim como críticas ao blog, por favor enviem-me um E-mail para Enviar Mail

a

Calendário

Fevereiro 2008
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  

Quem me visita

Estatísticas

  • 208,921 Visitas

%d bloggers like this: