“Close | Closer” na Kameraphoto

Foi hoje inaugurada a exposição de Rodrigo Amado, na Galeria Kameraphoto (rua da Vinha, 43A, ao Bairro Alto), em Lisboa. A mostra – intitulada Close | Closer – estará patente até 26 de Janeiro.


“Não é frequente, mas por vezes acontece: um artista decide abordar uma área criativa que não é habitualmente a sua. No caso de Rodrigo Amado, mais do que uma abordagem, trata-se de um mergulho profundo. Amado é um dos mais importantes músicos nacionais a trabalhar na área do jazz contemporâneo, e um dos que alcançou maior projecção a nível internacional. Ao longo do seu percurso, associou frequentemente a fotografia aos projectos musicais, sendo bem conhecidos os seus trabalhos para capas da editora Clean Feed (Carlos Barretto, Bernardo Sassetti, Dennis Gonzalez ou Afonso Pais, entre outros). Este envolvimento deu origem ao seu último registo discográfico, “Surface”, um projecto inteiramente dedicado à obra do fotógrafo norte-americano Stephen Shore, que obteve da parte do mesmo um inesperado e sincero sinal de reconhecimento.

Tendo vindo gradualmente a intensificar a sua dedicação à fotografia, Amado iniciou em 2006 uma colaboração com o fotógrafo António Júlio Duarte que viria a ter grande impacto no seu percurso artístico. O acompanhamento e orientação de toda a sua actividade fotográfica por parte do conceituado fotógrafo e a consequente partilha de ideias e conceitos deu origem a uma rápida evolução da sua linguagem fotográfica e à decisão de desenvolver o seu primeiro projecto nesta área.

Em Close | Closer, Rodrigo Amado opta por dar continuidade a aspectos já trabalhados na sua obra musical, revelando uma consistência que é, provavelmente, fruto de duas décadas de profunda pesquisa artística e conceptual. As imagens escolhidas para este primeiro projecto são, todas elas, fragmentos de um círculo íntimo do artista, dando particular sentido ao termo “exposição”. Autoretratos, retratos de familiares ou amigos próximos, reforçam uma proximidade que se torna mais intensa através do acto de fotografar. Close | Closer procura expor as ligações, muitas vezes ocultas, entre a arte e as emoções (as mais fortes e simples) humanas.” (retirado do site oficial)

Anúncios

0 Responses to ““Close | Closer” na Kameraphoto”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Translate to English

Agenda

de 5 a 14 de Março - BragaJazz 2009 +info
27 e 28 de Fev | 6 e 7 de Mar - Seia Jazz & Blues 2009 +info
11 de Março - Wayne Shorter Quartet @ Casa da Música
14 de Março - Jeffery Davis @ Casa da Música


Para mais informações sobre os Clubes de Jazz acima mencionados, confiram o post sobre Clubes de Jazz em Portugal

Sugestões ou Críticas

Qualquer dica ou sugestão que tenham, assim como críticas ao blog, por favor enviem-me um E-mail para Enviar Mail

a

Calendário

Dezembro 2007
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Quem me visita

Estatísticas

  • 209,991 Visitas

%d bloggers like this: