Jazzin’Tondela 2007

Jazzin’Tondela 2007 - Header

O Jazzin’Tondela vai libertar sons mágicos, contando para isso com um painel de eloquentes “monstros” da cena mundial, numa demonstração de que o jazz pode maravilhar mesmo quem, por razões que a razão desconhece, não o tenha como seu género preferencial de música. Eis um Festival Internacional que, na sua quarta edição, elege conceituados músicos para celebrar com o público a festa do jazz.

Um virtuoso flautista da Costa do Marfim, Magic Malik, acompanhado por uma orquestra de eleição, promete um memorável concerto de jazz inovador, impregnado de espírito de aventura, sede de mudança e gosto pela pesquisa e experimentalismo.

É com Dança Solidão que Sofia Ribeiro e Marc Demuth nos brindarão com uma viagem fantástica e intimista, onde o pormenor, o humor e o silêncio ganham uma importância acrescida na interpretação inovadora de temas de compositores de referência. Um encontro peculiar e surpreendente entre dois instrumentos (voz e contrabaixo) que, apesar de situados nos extremos, se completam com virtuosismo.

Mário Laginha, um dos maiores pianistas portugueses da actualidade, não necessita de adjectivação. Na apresentação do álbum Espaço, lançado em Junho, o artista define-se com a simplicidade do seu talento: “o acto de tocar tem de ser um acto de prazer e, se possível, mais: um momento de felicidade”. Uma ocasião imperdível para desfrutar de mais uma viagem insuflada por uma aguçada curiosidade e uma originalidade única. Os músicos que com ele partilham este projecto dilatam apetências: Alexandre Frazão e Bernardo Moreira.

Após vários anos de tentativas, a ACERT congratula-se de apresentar, pela primeira vez em Portugal, Richard Bona! Assim se poderia anunciar o concerto – há muito aguardado – daquele que é considerado como um dos maiores baixistas mundiais. Poucos músicos reúnem tanto consenso como este camaronês, cujo talento tem sido reconhecido pelos mais sonantes nomes da música da actualidade. Multi-instrumentista, compositor e exímio contrabaixista, Bona possui uma voz suave, à qual não será alheia uma pitada de nostalgia. Um artista que, em jeito de resumo, ofereceu à música as impressões digitais dos seus trabalhos carismáticos e inconfundíveis, temperando-os com um gostinho genuinamente universal. Na sua preenchida digressão internacional por todos os continentes, Richard Bona apresenta-se com um naipe de músicos de eleição, maravilhando plateias que manifestam um entusiasmo singular. O Festival a encerrar… com chave de ouro. Um espectáculo obrigatório para todos os admiradores de Richard Bona… e uma revelação magnífica e excitante para o público que, pela primeira vez, tomará contacto com a sua música.

Haverá programa mais delicioso do que este menu musical servido nos dias 4, 5 e 6 de Outubro, em Tondela, o oásis onde as sonoridades vão embalar deslumbramentos e consolações? (texto da promotora, ACERT)

Programação:

dia 4 de Outubro – Magic Malik Orchestra
ACERT | Início 21:45h

Nome incontornável de uma geração inovadora do universo jazzístico, Magic Malik demonstrou desde cedo uma sensibilidade particular para a dimensão musical. Talvez assim se explique que este artista se tenha invariavelmente norteado pela sua intuição, ao longo de um percurso que foge das linhas direitas e simples para se desdobrar em destinos de sonoridades inexploradas, conquistadas ao sabor das circunstâncias. Das pulsações house e dos sons urbanos de St. Germain ao jazz do Groove Gang de Julien Lourau, sem esquecer a incursão pelo pop clássico, Malik sempre imprimiu um sentido claro às suas cumplicidades artísticas, dotando-as de humanidade e elegância. Fazendo-se acompanhar por uma orquestra de grande qualidade, Malik oferece ao público uma formação impregnada de espírito de aventura, sede de mudança e gosto pela pesquisa e experimentalismo musical, na fronteira do jazz e da música electrónica.

Ficha Técnica:
Flauta e Voz – Malik Mezzadri
Baixo – Jean-Luc Lehr
Bateria – Maxime Zampieri
Piano e teclados – Jozef Dumoulin

dia 4 de Outubro – Sofia Ribeiro & Marc Demuth Duo
ACERT

A partir de uma cumplicidade musical iniciada em Barcelona há três anos, a cantora portuguesa Sofia Ribeiro e o contrabaixista luxemburguês Marc Demuth têm vindo a construir um projecto ao longo das suas já numerosas prestações em clubes de jazz e festivais, por toda a Europa e nos EUA. Uma colaboração muito bem sucedida, que resultou na gravação do seu primeiro disco, intitulado Dança da Solidão, ao vivo no “L’Inoui” (Luxemburgo). Surpreendentes na escolha que fazem de temas de diferentes estilos, passando por compositores tão diversos como Milton Nascimento, Cole Porter, Pixinguinha, Janita Salomé e Carl Perkins, com arranjos adaptados a esta formação peculiar. À mistura temos muita improvisação e, sem dúvida, a comunicação e a cumplicidade entre estes dois instrumentos que, apesar de extremos, se completam.

Ficha Técnica:
Voz – Sofia Ribeiro
Contrabaixo – Marc Demuth

dia 5 de Outubro – Mário Laginha Trio
ACERT | Início 21:45h

Espaço, o mais recente trabalho da formação Mário Laginha Trio, pretende explorar os pontos de contacto, as coincidências conceptuais e as “inspirações” mútuas entre os universos musical e arquitectónico. A música situa-se, assim, num ponto equidistante entre o universo acústico e a forma. Nesta nova aventura artística, o pianista Mário Laginha conta com a cumplicidade de grandes músicos que já o haviam acompanhado em gravações e nos numerosos concertos com a cantora Maria João. Lançado em Junho de 2007 e forte candidato a disco de jazz nacional do ano, eis um encontro raro no qual a arquitectura serviu como pretexto para um grande trabalho de jazz, numa viagem insuflada por uma aguçada curiosidade e uma originalidade inconfundível.

Ficha Técnica:
Piano – Mário Laginha
Bateria – Alexandre Frazão
Contrabaixo – Bernardo Moreira

dia 6 de Outubro – Richard Bona
ACERT | Início 21:45h

Poucos músicos reúnem tanto consenso como este camaronês, cujo talento tem sido reconhecido nas actuações com alguns dos mais sonantes nomes da música da actualidade. Bona construiu um percurso musical único. Na fronteira do jazz, criou uma música com impressões digitais que a transformam e que a tornam carismática e inconfundível, temperando-a com um gostinho genuinamente universal. Neste concerto, integrado na digressão mundial de apresentação do seu último álbum, Tiki, Bona transporta-nos aos mais profundos meandros de África, local de mitos e intimidade ancestral. E não se pode esquecer, naturalmente, a importância da sua banda inter-racial, composta por músicos provenientes de África, da América e da Europa, com quem o artista cria um mapa de sonoridades muito características, no qual o público é convidado a participar activamente. Multi-instrumentista, compositor e exímio contrabaixista, Bona possui uma voz suave, à qual não será alheia uma pitada de nostalgia.

Cartaz:

Jazzin’Tondela 2007 - Cartaz

Informações:

Jazzin’Tondela 2007 – Dossier
Jazzin’Tondela 2007 – Desdobrável

Informação Adicional:

Vídeo Promocional:

Anúncios

0 Responses to “Jazzin’Tondela 2007”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Translate to English

Agenda

de 5 a 14 de Março - BragaJazz 2009 +info
27 e 28 de Fev | 6 e 7 de Mar - Seia Jazz & Blues 2009 +info
11 de Março - Wayne Shorter Quartet @ Casa da Música
14 de Março - Jeffery Davis @ Casa da Música


Para mais informações sobre os Clubes de Jazz acima mencionados, confiram o post sobre Clubes de Jazz em Portugal

Sugestões ou Críticas

Qualquer dica ou sugestão que tenham, assim como críticas ao blog, por favor enviem-me um E-mail para Enviar Mail

a

Calendário

Setembro 2007
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Quem me visita

Estatísticas

  • 209,736 Visitas

%d bloggers like this: