Tora Tora “Grande Banda”

Desculpem o meu sentido de humor, mas o nome estava mesmo a pedir e além disso, os Tora Tora Big Band provaram, na passada sexta-feira, que são mesmo uma grande banda. Tive o enorme privilégio de estar presente no seu concerto no Centro Cultural Vila Flor e foi, sem dúvida alguma, inesquecível.

Tora Tora Big Band - Manta2

Algumas das pessoas presentes estavam à espera de algo mais dentro do género da OJM, um Jazz calmo e absorvente de um modo relaxante. Tora Tora foram tudo menos relaxantes… Tendo o Jazz apenas como base, a música dos Tora Tora espalhava-se por várias correntes musicais como o Afro, o Arabic, o Latin ou o Funk. A sua música de entrada, Cochabamba 3400, deu logo ao público uma pequena amostra daquilo que se iria passar durante o resto da noite. Uma música bastante alegre e divertida, podem ouvi-la no myspace da banda, é logo a primeira a música. Apesar de toda a audiência estar sentada nas mantas, ou na relva, todos estavam a sentir a música. Ou mexiam o pé, abanavam a cabeça, o corpo, etc. No fim, e para surpresa de toda a gente, já estávamos de pé a aplaudir e a banda tinha-se ido embora e de repente voltam para fazer o encore que, como eles mesmo disseram, foi inédito para eles. No geral, foi uma noite bastante animada e, mais uma vez, houve várias pessoas, que eram um pouco indiferentes ao Jazz, e que nesse dia passaram a gostar mais um pouquinho.

Informações: A substituir os actuais baterista (Davide Rodrigues) e baixo (Francesco Valente) estiveram, respectivamente, Pedro Segundo e Múcio Sá.

Setlist:

Cochabamba 3400
Pampelmuse
Moca Man
Laranja
Elephant’s run
Corazón De Alfajor*
Remember Ilha Do Sal
Rabih
(Salvatore)*
Tu Tchai Denti Da Tigra
(Valsa)**
Música do Encore*

* – Músicas que eu não tenho a certeza do nome ou se são exactamente essas
** – Não consegui deslindar o nome desta música, apenas sei que o ritmo era o de uma valsa

6 Responses to “Tora Tora “Grande Banda””


  1. 1 susanacosta 31 Julho 2007 às 11:58

    Bem, eu fui ver a tb adorei ver o concerto… Definitivamente não era como a orquestra de Matosinhos, no meu entender, era muito melhor…
    Com os Tora Tora parece que o jazz não é um bicho de 7 cabeças e que pode estar presente em tudo… 😛

    Beijinhos…

  2. 2 Pedro Pregueiro 31 Julho 2007 às 12:50

    Ainda bem que gostaste. Mesmo assim, acho que muito pouca gente ficaria indiferente ao ouvir os Tora Tora a tocar. Foi um bom concerto.

    Não se pode dizer que os Tora Tora foram melhores do que a OJM, são géneros diferentes, ambos apenas com a mesma “base”, o Jazz. É um pouco mau dizer que foram melhores ou piores, foram ambos muito bons à sua maneira.

    Bjs

  3. 3 susanacosta 01 Agosto 2007 às 13:07

    Não digo que a OJM seja pior, so acho que os Tora Tora sejam mais apelativos a todo o tipo de gostos musicais por abarcarem também diferentes géneros musicais, mas de uma forma diferente, com o tal jazz de fundo…

    Jocas 😀

  4. 4 Zé Maria 07 Agosto 2007 às 22:08

    Boa noite!

    Ainda bem que gostaram do concerto, nós gostámos muito do público e do espaço. Queremos voltar!

    Já agora, o encore é um tema do Charles Mingus chamado Freedom, a valsa chama-se Valsa de Mouraria (Lars) e o Salvatore não faço ideia do que seja… já não tenho aqui o alinhamento por isso não dá pra ver.

    Muito obrigado por gostarem da nossa música.

  5. 5 Lars 07 Agosto 2007 às 22:48

    Olá,

    também da minha parte digo: muito obrigado.

    Lá em Guimarães havia um público muito especial, que adorei!

    O tema “Salvatore” talvez seja o TORA TORA CULT?

    Lars

  6. 6 Pedro Pregueiro 07 Agosto 2007 às 22:56

    Desde já, muito obrigado pelos comentários de ambos, fico muito honrado por saber que leram este post.

    Também eu iria adorar assistir a mais um concerto vosso… Esperemos que seja em breve.

    Quanto à música, pode ser o Tora Tora Cult, mas eu também já não me recordo.

    Eu é que vos agradeço por fazerem música tão boa. Obrigado!


Deixe uma Resposta

Translate to English

Agenda

de 5 a 14 de Março - BragaJazz 2009 +info
27 e 28 de Fev | 6 e 7 de Mar - Seia Jazz & Blues 2009 +info
11 de Março - Wayne Shorter Quartet @ Casa da Música
14 de Março - Jeffery Davis @ Casa da Música


Para mais informações sobre os Clubes de Jazz acima mencionados, confiram o post sobre Clubes de Jazz em Portugal

Sugestões ou Críticas

Qualquer dica ou sugestão que tenham, assim como críticas ao blog, por favor enviem-me um E-mail para Enviar Mail

a

Calendário

Julho 2007
S T Q Q S S D
« Jun   Ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Quem me visita

Estatísticas

  • 210,177 Visitas

