VIII Funchal Jazz

Funchal Jazz 2007

As noites de Jazz do Funchal estarão de regresso aos Jardins Quinta Magnólia, no próximo mês de Julho. O programa que irá preencher os dias 5, 6 e 7 desse mês está há muito definido e como habitualmente é constituído por seis concertos, que reflectem a diversidade e a riqueza que caracterizam esta forma única de expressão.

Mantendo o carácter de abertura e abrangência que tem permitido consolidar os êxitos obtidos e fidelizar um público atento e conhecedor, o Funchal Jazz vai acolher alguns dos nomes cimeiros da cena Jazz internacional e propor ao público presente nos Jardins Quinta Magnólia uma viagem pelo universo encantatório do improviso e da inspiração conduzida por músicos de excepção. (texto da organização)

Programação:

5 de Julho

Madfun Group & Rick Margitza:

O grupo é formado por quatro amigos, todos eles já com uma longa carreira musical e para a participação no 8º Funchal Jazz, no próximo mês de Julho, prepararam este projecto especial. O repertório que interpretam não é de forma alguma convencional, sendo bastante diversificado, incluindo desde baladas e ritmos latinos até a adaptações de temas tradicionais Portugueses. Entende o grupo que o Jazz tem variadíssimas cores, e quantas mais, maior a riqueza de texturas e sonoridades. Daí um certo afastamento da linha tradicional sem que isso signifique um divórcio das origens. Rick Margitza é o convidado especial que os Madfun decidiram trazer ao Funchal para colaborar nesta apresentação. Um dos mais respeitados músicos da sua geração, Rick é um saxofonista inspirado, tendo como principais referências John Coltrane, Michael Brecker e Wayne Shorter, a partir das quais conseguiu desenvolver uma voz própria, ao mesmo tempo poética e incisiva.

Ficha Técnica:
Voz e guitarra – Luís Filipe
Piano – Carlos Santos
Baixo – Gueorgy Titov
Saxofone – Rick Margitza
Bateria – José Pereira (Rocé)

Nnenna Freelon Quartet:

Nnenna Freelon é considerada, pela crítica americana, uma das divas do Jazz. Com uma marcante presença em palco e uma voz única domina duma forma espantosa as técnicas do jazz vocal. Possui essa qualidade rara de transformar qualquer standard num tema refrescantemente novo, surpreendendo sempre com a sua originalidade ao conseguir encontrar um significado escondido em cada tema que interpreta. Ray Charles, Ellis Marsalis, Al Jarreau, George Benson, são alguns dos músicos com quem tem percorrido o mundo em tournées. Ganhou por duas vezes o “Billie Holiday Award” da prestigiada Academia de Jazz. Blueprint of a Lady – Sketches of Billie Holiday, é o mais recente trabalho discográfico de Nnenna Freelon e consiste numa homenagem sentida e original ao espírito que caracterizou uma das maiores lendas do Jazz de sempre.

Ficha Técnica:
Voz – Nnenna Freelon
Piano – Joel David Holmes
Contrabaixo – Wayne Batchelor
Bateria – Kinah Boto
Percussão – Beverly Botsford

6 de Julho

Carlos Carli Quintet:

Radicado em Espanha desde 1977, este baterista uruguaio tem partilhado palcos com músicos como: Jorge Pardo, Carlos Benavent, Perico Sambeat, Chano Domínguez, Paquito D’Rivera, Gary Burton, Pat Metheny, Sony Fortune… O projecto que agora nos apresenta é um encontro que reúne cinco músicos de diferentes origens, com uma complexa experiência individual em termos de riqueza musical adquirida e vivida, ao longo dos anos, que resulta num colectivo original e único. Carlos Carli é, desde há 16 anos professor de bateria na Escuela de Música Creativa de Madrid, ao mesmo tempo que desenvolve intensa actividade pedagógica alternando as suas aulas com seminários e master classes, em diversas cidades espanholas.

Ficha Técnica:
Bateria – Carlos Carli
Trompete – Diego Urcola
Piano – José Reinoso
Saxofones e flauta – Jaime Muela
Contrabaixo – Javier Colina

Roomful of Blues

Considerada uma das melhores bandas mundiais do Blues, a Roomful of Blues constitui um caso raro de longevidade, justificada pela criteriosa selecção dos músicos que a têm integrado ao longo dos anos. Fundada em 1968, a Roomful of Blues tem uma reputação de rigor e de exigência comprovada pelo extenso currículo dos seus músicos. A música de dança dos anos 30 e 40 do século XX foi a matriz inicial do trabalho dos Roomful of Blues, definida por Rich Lataille. O seu estilo concilia a fidelidade ao espírito original dos blues, sem negar a modernidade e a evolução. Hoje, a banda ocupa um lugar único no panorama da música popular norte-americana, reconhecido pelo público e confirmado pelos inúmeros prémios e distinções acumuladas ao longo de mais de três décadas.

Ficha Técnica:
Voz – Dave Howard
Trompete – Bob Enos
Saxofone barítono e saxofone tenor – James Earley
Saxofone alto e saxofone tenor – Rich Lataille
Guitarra – Chris Vachon
Bateria – Ephraim Lowell
Baixo – Dima Gordodetsky
Piano – Travis Colby

7 de Julho

Ithamara Koorax:

Nascida no Rio de Janeiro, numa família de judeus polacos que se instalaram no Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial, Ithamara começou por estudar música clássica e apenas iniciou a sua carreira profissional em 1990. Aclamada como uma das quatro melhores cantoras de Jazz do mundo pela revista “Down Beat”, Ithamara tem percorrido os principais palcos de Jazz do mundo, desde o Teatro Municipal do Rio ao Jazz Cafe de Londres, do Martinus Concert Hall ao Bourbon Street, além das cinco tournées pelo Japão, que já realizou. Lançados mundialmente, os seus três trabalhos discográficos mais recentes (“Autumn in NY” (2005),“Love Dance” (2003) e “Serenade in Blue” (2001), marcaram a definitiva consagração internacional de Ithamara. Quanto a “Brasilian Butterfly”, editado em 2006, foi recebido com excelentes criticas, tendo sido classificado com 4 estrelas pela “Down Beat”. Hermeto Pascoal, Luís Bonfá, António Carlos Jobim, Dom Um Romão, além de Ron Carter, Larry Coryell, Gonzalo Rubalcaba ou John McLaughlin, são alguns dos músicos com quem tem colaborado.

Ficha Técnica:
Voz – Ithamara Koorax
Teclas – José Roberto Bertrami
Baixo – Jorge Pescara
Bateria – Haroldo Jobim

SFJazz Collective:

O SFJazz Collective foi lançado em 2004 pela San Francisco Jazz, uma instituição sem fins lucrativos criada há 22 anos com o objectivo de divulgar mais este estilo de música. Rapidamente se tornou um dos grupos mais aclamados da cena Jazz e têm actuado em palcos de todo o mundo. Enquanto colectivo, os elementos do SFJazz apresentam-se todos os anos com um alinhamento diferente, sendo na presente temporada composto por Joe Lovano, Miguel Zenon, Andre Hayward, Dave Douglas, Stefan Harris, Renee Rosnes, Matt Penman e Eric Harland. Para além de reunir em cada ano um extraordinário conjunto de músicos, o SFJazz distingue-se pela forma inovadora como aborda o repertório que é formado a partir de composições de um músico contemporâneo seleccionado e oito peças inéditas, da autoria de cada um dos músicos que integram o ensemble.

Ficha Técnica::
Saxofone tenor – Joe Lovano
Saxofone alto e flauta – Miguel Zenon
Trombone – Andre Hayward
Trompete – Dave Douglas
Vibrafone – Stefon Harris
Piano – Renee Rosnes
Baixo – Matt Penman
Bateria – Eric Harland

Jam Sessions

Todas as noites, depois dos concertos na Quinta Magnólia a festa continua no O’Briens Pub, com as jam sessions animadas por jovens músicos madeirenses, que terão como convidados alguns dos actores do palco principal. As sessões after hours do Funchal Jazz prometem levar toda a frescura e espontaneidade da música ao vivo, pela madrugada fora…

Tributo a Paulo Correia:

Este ano a Câmara do Funchal e o Funchal Jazz decidiram homenagear Paulo Correia e assim, no dia 5 de Julho, às 21h30, a Quinta Magnólia será palco dum merecido tributo a este músico madeirense, recentemente desaparecido.

Feira do Disco Jazz & Blues:

A 8ª edição do Funchal Jazz não se esgota nas realizações musicais e inclui ainda a habitual Feira do Disco Jazz & Blues, na qual os espectadores do Funchal Jazz já se habituaram a encontrar uma vasta selecção da melhor música. Todos os dias entre as 21h00 e as 24h00.

Mais Informações: Em todos os dias, os concertos começam às 21 horas. Quanto ao preço dos bilhetes, até amanhã, dia 25 de Junho, quem quiser comprar o bilhete para os 6 concertos são 30 Euros, senão são 15 Euros por dia.

Cartaz:

Funchal Jazz 2007 - Cartaz

Local:

Funchal Jazz 2007 - Mapa

Fonte: 8º Funchal Jazz

2 Responses to “VIII Funchal Jazz”


  1. 1 Quarteto Marakamundi do Brazil 12 Setembro 2007 às 04:03

    Olá somos o Quarteto Marakamundi do Brazil gostaríamos de saber a quem enviar material do grupo para ser avaliado já fizemos duas turnês na Europa, a última em Julho de 2007. Temos uma representante em Lisboa também qualquer dúvida (bethe@iol.pt). Tocamos música brasileira como baião, maracatu, jazz Brasil. Acessem o link http://www.youtube.com/watch?v=z5oaifHqLnU . Aguardamos retorno, obrigado!
    Raimundo Chaves
    Marakamundi
    Brazil

  2. 2 Pedro Pregueiro 14 Setembro 2007 às 19:07

    Desculpem, mas eu não tenho qualquer conhecimento de editoras que estejam interessadas em novos grupos, o melhor seria falarem com alguma editora directamente. Se têm uma representante em Lisboa, ela pode tentar ir a alguns sítios procurar, mas eu não vos sei indicar, até porque não sou de lá.

    Muito Obrigado,
    Pedro Pregueiro

    P.S. – O vídeo está bastante interessante.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Translate to English

Agenda

de 5 a 14 de Março - BragaJazz 2009 +info
27 e 28 de Fev | 6 e 7 de Mar - Seia Jazz & Blues 2009 +info
11 de Março - Wayne Shorter Quartet @ Casa da Música
14 de Março - Jeffery Davis @ Casa da Música


Para mais informações sobre os Clubes de Jazz acima mencionados, confiram o post sobre Clubes de Jazz em Portugal

Sugestões ou Críticas

Qualquer dica ou sugestão que tenham, assim como críticas ao blog, por favor enviem-me um E-mail para Enviar Mail

a

Calendário

Junho 2007
M T W T F S S
« Maio   Jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Quem me visita

Estatísticas

  • 208,928 Visitas

%d bloggers like this: