“Suite para Dom Roberto” no CCF

Suite para Dom RobertoBernardo Sassetti, em concerto que igualmente comemora o 10º aniversário do seu trio, estreia em Faro a sua última composição musical, “Suite para Dom Roberto, uma encomenda do Cineclube de Faro

Como encerramento oficial das comemorações do 50º aniversário do Cineclube de Faro e celebração do 10º aniversário do Trio de Bernardo Sassetti, apresenta-se, em estreia absoluta, a obra encomendada a Bernardo Sassetti “Suite para Dom Roberto”, peça musical inspirada no filme Dom Roberto, de Ernesto de Sousa. Este filme foi produzido em 1962 com fundos vindos da Cooperativa do Espectador, constituída expressamente para esse efeito no seio do movimento cineclubista da época. 44 anos depois lançou o Cineclube de Faro uma subscrição pública no seu universo de associados que permitiu custear a composição desta obra musical. (texto escrito pela Direcção do CCF)

dia 18 de Maio – Bernardo Sassetti “Suite para Dom Roberto”
Teatro das Frgueiras (Teatro Municipal de Faro) | Início 21:30h | Preço 10 € (geral) / 5 € (sócios ou < 30)

Nunca o cinema português havia retratado de forma tão crua a vida de um personagem. Aconteceu em Dom Roberto. Uma surpresa para o cinema de então. Recorrendo a uma formação clássica de jazz (piano, contrabaixo e bateria), a música que me foi encomendada pelo Cineclube de Faro pretende acompanhar os gestos e os passos da narrativa de Dom Roberto, tendo como pano de fundo a ilusão de um belíssimo trabalho de fotografia – um preto e branco invulgar que realça a densidade da história e que nos transporta para um universo visual que privilegia o dramatismo da mesma. A imagem – a luz e a escuridão -, a clareza das intenções cinematográficas e, claro, a brilhante interpretação de Raúl Solnado foram sem dúvida nenhuma a minha principal fonte de inspiração para a construção dos principais motivos musicais desta Suite Para Dom Roberto. Obrigado CCF por nos teres dado a conhecer este marco do cinema. (texto escrito por Bernardo Sassetti)

Sinto um enorme orgulho por este trio, não só pela evidente compreensão musical, comum aos três, como também pelo simples facto de nos mostrarmos atentos ao que fizemos e, sobretudo, ao que podemos fazer no futuro, de forma a dar continuidade ao nosso trabalho. Aprendemos muito a tocar em conjunto, principalmente no sentido de nos expressarmos com intensidade – mais espontânea do que metódica – e em função do carácter de cada tema do nosso repertório. Este ano celebramos 10 anos de existência. Gravámos “Nocturno” em 2002 e “Ascent” em 2005; posso assegurar-vos, no entanto, de que não existe nenhuma razão concreta para que não tenhamos mais gravações em estúdio, ou mesmo ao vivo; e se existir, ela é então da minha inteira responsabilidade – “Bang! Shoot the piano player!” (texto escrito por Bernardo Sassetti sobre o 10º aniversário do seu trio)

Ficha Técnica:
Piano – Bernardo Sassetti
Contrabaixo – Carlos Barreto
Bateria – Alexandre Frazão

Fonte: Cineclube de Faro

Anúncios

2 Responses to ““Suite para Dom Roberto” no CCF”


  1. 1 cineclube de faro 13 Maio 2007 às 21:46

    muito obrigado!

  2. 2 ivy 19 Maio 2007 às 01:06

    Um concerto muito bom, um trio maravilha… Estou cada vez mais fan de cada um deles, pelo seu profissionalismo, qualidade musical, grande bom gosto e principalmente pela humilde postura.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Translate to English

Agenda

de 5 a 14 de Março - BragaJazz 2009 +info
27 e 28 de Fev | 6 e 7 de Mar - Seia Jazz & Blues 2009 +info
11 de Março - Wayne Shorter Quartet @ Casa da Música
14 de Março - Jeffery Davis @ Casa da Música


Para mais informações sobre os Clubes de Jazz acima mencionados, confiram o post sobre Clubes de Jazz em Portugal

Sugestões ou Críticas

Qualquer dica ou sugestão que tenham, assim como críticas ao blog, por favor enviem-me um E-mail para Enviar Mail

a

Calendário

Maio 2007
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Quem me visita

Estatísticas

  • 209,929 Visitas

%d bloggers like this: