Portugal Jazz

Portugal JazzÉ o projecto mais ambicioso alguma vez realizado no nosso país na área do jazz. Com o objectivo de envolver a totalidade dos municípios, o festival aponta para a realização de 278 concertos, sessões didácticas e workshops. O CCB e a Jazz.pt são, para já, os principais parceiros da iniciativa, prevendo-se que esta revista atinja os 100 000 exemplares.

O Jacc – Jazz ao Centro Clube tem andado muito atarefado nos últimos meses, multiplicando-se em contactos e reuniões com a Secretaria de Estado da Cultura, o Instituto das Artes, os governos civis e os vereadores da cultura das câmaras municipais. O objectivo? Dar arranque a um megafestival itinerante que leve o jazz nacional às autarquias de todo o País. A iniciativa não tem precedentes entre nós e será, com certeza, um decisivo contributo para divulgar esta música junto dos portugueses.
Além da aposta nos tradicionais concertos da noite, a cargo de formações com créditos firmados mas também resultado da vontade de lançar novos valores, o Portugal Jazz privilegia a acção pedagógica, dirigindo-se preferencialmente aos mais jovens (alunos do ensino básico, secundário e universitário). Traduz-se esta vertente na realização de concerto didácticos ou de workshops. Duas metas estão subjacentes: criar novos públicos e formar novos músicos. Em complemento, a distribuição, junto do público do festival, de exemplares da Jazz.pt pretende criar e/ou democratizar a apetência pelo acompanhamento continuado do fenómeno do jazz no nosso país.
Espera-se que o Portugal Jazz venha a ter um total de 100 000 espectadores, estando em preparação uma campanha de divulgação assente no estabelecimento de parcerias estratégicas com os media nacionais, regionais e locais. A Jazz.pt dedicará a este evento uma atenção muito especial, acompanhando de perto o seu desenrolar através de uma nova rubrica, que estreará no próximo número da revista.
Estará brevemente online no endereço www.portugaljazz.org a página Web oficial do Portugal Jazz, que assume o formato de um blog, dando conta das novidades do festival desde logo a sua fase de preparação. A iniciativa, original para um evento desta natureza, pretende informar todos os interessados, de forma permanente e participada, da evolução organizativa e da implementação do evento, preconizando a publicação do conteúdo multimédia relevante.
Importa realçar que este projecto trará, em muitos casos, um destaque sem precedentes para os municípios que percorre, ao mesmo tempo que, pelo seu mediatismo, incentivará uma maior afluência do público em geral.
Dado o objectivo da participação de todos os municípios portugueses, a organização do Portugal Jazz estruturou financeiramente o projecto tendo presente a realidade financeira dos municípios de menor dimensão. Seguindo uma lógica de produção em rede que conduz à descentralização cultural, o festival constituirá, sem dúvida, um exemplo a seguir de correcção das assimetrias existentes. Para o efeito contribuirão as parcerias com o Ministério da Cultura e respectivas direcções regionais, as câmaras municipais, os conservatórios, as escolas profissionais de música e de jazz, as orquestras e as bandas filarmónicas.
O arranque do Portugal Jazz – Festival Itinerante de Jazz está previsto para o segundo trimestre do presente ano de 2007. A apresentação ao media ocorreu no Centro Cultural de Belém a 16 de Março. Na qualidade de parceiro do projecto, o CCB receberá no final de cada ano (em Dezembro, datas a anunciar) a grande festa de encerramento de cada edição do festival.

Número Envolvidos:
– 278 Concertos
– 278 Acções Pedagógicas
– 100 000 Espectadores
– 100 000 exemplares da Jazz.pt distribuídos gratuitamente
– 300 000 suportes de divulgação em papel
– 56 spots de Televisão
– 30 000 recortes de imprensa

Autor – Rui Eduardo Paes | Texto retirado da edição 11 da revista Jazz.pt

Advertisements

1 Response to “Portugal Jazz”



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Translate to English

Agenda

de 5 a 14 de Março - BragaJazz 2009 +info
27 e 28 de Fev | 6 e 7 de Mar - Seia Jazz & Blues 2009 +info
11 de Março - Wayne Shorter Quartet @ Casa da Música
14 de Março - Jeffery Davis @ Casa da Música


Para mais informações sobre os Clubes de Jazz acima mencionados, confiram o post sobre Clubes de Jazz em Portugal

Sugestões ou Críticas

Qualquer dica ou sugestão que tenham, assim como críticas ao blog, por favor enviem-me um E-mail para Enviar Mail

a

Calendário

Março 2007
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Quem me visita

Estatísticas

  • 209,471 Visitas

%d bloggers like this: