Joaquim Paulo edita «Jazz Covers» este mês pela Taschen

A editora Taschen lança este mês Jazz Covers, um livro do coleccionador português Joaquim Paulo, que reproduz ao longo de 496 páginas cerca de 700 capas de vinis de jazz dos anos 1940 a 1990 da sua discoteca pessoal. O livro, de capa mole e com um formato aproximado de um LP, reproduz as capas dos perto de 700 discos acompanhados de ficha técnica, comentários e entrevistas que contextualizam historicamente cada vinil.

Jazz Covers, que será apresentado no dia 24 na loja da Taschen em Los Angeles (EUA), é “um documento da história do jazz e revelador de como a componente gráfica teve uma ligação muito importante com a música”, disse Joaquim Paulo à agência Lusa.

Os discos foram escolhidos a partir da colecção pessoal de 25.000 títulos de Joaquim Paulo, profissional ligado à rádio em Portugal há mais de vinte anos e, mais recentemente, fundador da editora Mad About Records. Considerando esta obra “um projecto de vida”, Joaquim Paulo trabalhou neste livro ao longo dos últimos dois anos, seleccionando os discos e compilando testemunhos de personalidades-chave para contar a história do jazz. São os casos de Rudy Van Gelder, o engenheiro de som que gravou álbuns para a Blue Note ou para a Prestige, o produtor de jazz Creed Taylor e o designer Bob Ciano.

Joaquim Paulo propôs o projecto à Taschen, porque queria uma editora “que tivesse um grande cuidado gráfico” e foi o próprio fundador da editora alemã, Benedict Taschen, que viabilizou a edição. “A escolha dos discos foi muito difícil, ficaram muitos de fora, mas os critérios foram a importância histórica, o grafismo e a raridade, porque há muitos que não têm edição em CD”, explicou Joaquim Paulo, que pondera realizar um segundo volume dedicado ao tema.

Apesar de o jazz remeter invariavelmente para os Estados Unidos, a escolha de Joaquim Paulo é geograficamente ampla, com a inclusão de discos da Argentina, Brasil, Polónia, Roménia ou Reino Unido. Da galeria de eleitos fazem parte Miles Davis, Chet Baker, Thelonious Monk, John Coltrane, Ornette Coleman, Count Basie, Art Blakey, Bill Evans, Ella Fitzgerald e Chick Corea, mas também Stan Getz, Claus Ogerman, Teuo Nakamura, Vince Guaraldi, Moacir Santos e Maurice Vander.

Muitos dos discos foram seleccionados também por revelarem uma “cumplicidade entre os designers e os músicos. Há uma sintonia entre o que a capa mostra e a música”, sobretudo dos anos 1950 e 1960, comentou Joaquim Paulo. A escolha, que exclui artistas portugueses, vai apenas até aos anos 1990, por causa do declínio das edições de música em vinil e da rápida ascensão do digital, com o CD. Depois do lançamento nos Estados Unidos, Jazz Covers será apresentado no dia 28 de Outubro na FNAC Chiado, em Lisboa.

Fonte: Público

About these ads

1 Response to “Joaquim Paulo edita «Jazz Covers» este mês pela Taschen”


  1. 1 Carlos Mendonça 21 Dezembro 2008 às 23:00

    Gostei de ver a noticia na tv porque aprecio jazz.Vou ler.
    (obs)Tenho um amigo que pretende vender alguns discos em vinil ineditos


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Translate to English

Agenda

de 5 a 14 de Março - BragaJazz 2009 +info
27 e 28 de Fev | 6 e 7 de Mar - Seia Jazz & Blues 2009 +info
11 de Março - Wayne Shorter Quartet @ Casa da Música
14 de Março - Jeffery Davis @ Casa da Música


Para mais informações sobre os Clubes de Jazz acima mencionados, confiram o post sobre Clubes de Jazz em Portugal

Sugestões ou Críticas

Qualquer dica ou sugestão que tenham, assim como críticas ao blog, por favor enviem-me um E-mail para Enviar Mail

a

Calendário

Outubro 2008
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Quem me visita

Estatísticas

  • 201,966 Visitas

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: